"Na atual sociedade da informação, o que se procura (...) é o líder sábio, cuja capacidade de guiar as pessoas seja apurada pelos caminhos do conhecimento e da ética"

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sun Tzu - A Arte da Guerra

Seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também, em quase todos os ramos da atividade humana.
Seus ensinamentos alcançam todos os indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suas concorrentes.






Sun Tzu


Apesar dos registros discordarem sobre as origens de Sun Tzu, de acordo com uma biografia escrita por um historiador do século 2 a.C., ele foi um general que viveu no estado de Wu no século 6 a.C. Sun Tzu é mais conhecido pelo livro A Arte da Guerra, elogiado como a obra definitiva sobre táticas e estratégias militares antes do colapso da China imperial.
Dividido em 13 capítulos, A Arte da Guerra é um dos mais famosos estudos sobre estratégias para o sucesso militar. O princípio mais fundamental de Sun Tzu é que “a guerra é baseada no engano”, e ele acreditava que “a suprema arte da guerra é subjugar o inimigo sem lutar."
Um de seus estratagemas enfatiza a importância de conhecer o inimigo – “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada, você também sofrerá uma derrota.”
Hoje, sua obra é aplicada em novas áreas, totalmente sem ligação com o propósito militar original, e usada como um guia em negócios, esportes, diplomacia e até em relacionamentos amorosos!

 
Fonte: http://roneibueno.blogspot.com/2009/12/sun-tzu-arte-da-guerra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário