"Na atual sociedade da informação, o que se procura (...) é o líder sábio, cuja capacidade de guiar as pessoas seja apurada pelos caminhos do conhecimento e da ética"

sábado, 3 de setembro de 2011

Não seja um administrador genérico, especialize-se!

  POR , EM 29 AUGUST, 2011   | FONTE: SOBRE ADMINISTRAÇÃO  

Muitas pessoas questionam qual a real importância da Administração para as empresas e, também, para o futuro dos profissionais que a escolhem como carreira. A principal dúvida é sobre o aspecto genérico que a Administração tem, uma vez que possui muitas áreas diferentes de atuação. O que torna difícil a escolha por uma ou outra na hora de decidir sobre o futuro profissional. Por isso, é preciso pensar bem e analisar as opções disponíveis para não cometer um erro grave já no início da carreira.
Não seja um administrador genérico, especialize se!Não tem como fugir, todos nós temos que passar por este momento de escolha. Eu também já vivi este dilema e sei como fica a cabeça do jovem. E nestes anos de blog já conversei com muitos profissionais  sobre o assunto, colhendo algumas impressões sobre o tema. Posso dizer que a melhor coisa que você pode fazer é não se contentar apenas com uma graduação em Administração. Não que isso não seja um grande diferencial pra você ou sua carreira, claro que é! Uma vez que é um excelente curso, que te dá uma ampla visão do mercado e gera muito conhecimento sobre gestão de negócios etc. Enfim, Administração é sim uma ótima profissão a ser seguida.
O que quero dizer neste post é que você precisa focar sua carreira em algo um pouco mais específico. Ter uma área de atuação mais direcionada para aquilo que você realmente gosta de fazer. Na hora de buscar um emprego, você deve saber exatamente onde quer chegar e em qual área irá atuar. As empresas dão muita importância para o profissional que é bom naquilo que faz. Por isso, procure sempre ser muito bom em uma área específica, e não apenas bom em todas as áreas. Foco é tudo!
A tarefa de escolher uma área de atuação pode não ser muito fácil, mas existem muitas opções à sua escolha, como:MarketingRecursos Humanos, Finanças, Administração Hospitalar, Pública, Agrobusiness, Mercadológica, Comércio Exterior, e muitas outras áreas. O importante é que seja levado em consideração a preferência do jovem pela área escolhida, avaliando, também, como anda o mercado de trabalho e as melhores opções para sua trajetória profissional.
Nada disso é uma regra, claro. Você pode escolher o caminho que achar melhor para sua vida profissional, mas é preciso ter em mente que ser genérico demais pode prejudicar seriamente a sua carreira. Portanto, se você pretende tocar o seu próprio negócio, em pequena escala, talvez a melhor opção seja buscar conhecimentos em administração de forma genérica, focado na gestão do negócio, talvez. Mas se você pretende buscar uma colocação em um setor específico de uma grande empresa, ou focar o seu negócio em uma área específica, opte sempre por uma especialização em uma das áreas da Administração. Você terá mais conhecimento para realizar as tarefas específicas e ganhará uma grande vantagem competitiva no mercado. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário