"Na atual sociedade da informação, o que se procura (...) é o líder sábio, cuja capacidade de guiar as pessoas seja apurada pelos caminhos do conhecimento e da ética"

terça-feira, 28 de maio de 2013

Na prática o discurso é outro


Ótima reflexão...


"A pratica entre falar uma coisa e fazer outra é muito usada pelas pessoas e empresas e é muito importante exista a coerência entre a fala e a prática para que se chegue ao equilíbrio.
Quem nunca ouviu a frase titulo deste artigo. Os discursos de certas empresas são fantásticos, quando ouvimos pensamos que estamos diante de um mundo ideal, onde não existem bandido apenas mocinhos, são as empresa que escrevem em suas visões ou missões com frases lindas, mas que na realidade são uma dura e fria realidade.

Em toda a empresa sempre temos que ter uma atenção redobrada com os clientes, pois estes são a o verdadeiro motivo para existirem. O cliente é o maior stakeholder da empresa porque ele quer ser sempre bem atendido e com o máximo grau de satisfação possível.

Quantas vezes os anúncios das empresas dizem uma coisa e na quando o cliente chega não é o que esta no papel ou quando vamos até a loja o estoque do produto acabou porque as unidades eram “enquanto durar o estoque”. Quem nunca ficou esperando para ser atendido no telefone ouvindo aquelas intermináveis e chatas musiquinhas.

Mas a culpa não é somente das empresas é também das pessoas que nela trabalham porque elas não querem dar um passo extra para a sua evolução. Conheço pessoas que não querem nem ouvir falar em treinamento, acham que se melhorarem o seu perfil sem aumentar o seu salário estarão dando muito para a empresa sem ter um retorno no salário.

O que essas pessoas não sabem é que a empresa é um reflexo delas e que o salário do que se faz na empresa, ou seja, do resultado que você entrega. Muitos se sentem injustiçados ou estão pensando que estou escrevendo muito a favor da empresa, mas não é bem assim, pois se você recebe um treinamento e se torna um profissional mais qualificado em vendas ou em qualquer outra área você realmente vai obter uma melhoria continua e cabe à empresa reconhecer a sua melhora.

Se isso não acontecer não se acomode e se afunde num mar de lamentações e fique apenas falando pelos corredores que essa empresa é injusta e que você poderia render mais se ganhasse 10% a mais ou se fosse tivesse reconhecimento de seu gestor. Reflita se você também não esta sendo incoerente consigo mesmo, se você esta fazendo a sua parte e ninguém reconhecer o seu trabalho vá a luta procure outro emprego onde o que você aprendeu seja reconhecido e ao chegar à nova empresa faça aquele 10% a mais.

Sei que falar, ou melhor, escrever é fácil, mas faça uma autoavaliação e analise seu comportamento. Como sou? Como ajo? Com certeza nunca vamos ser 100% coerentes com que falamos, mas temos que nos esforçar para não cairmos no ridículo de falar uma coisa e fazer outra completamente oposta ao que falamos.

Vamos refletir sobre isso!"

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade.  
www.pedropaulomorales.wordpress.com
pedropaulomorales@yahoo.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário