"Na atual sociedade da informação, o que se procura (...) é o líder sábio, cuja capacidade de guiar as pessoas seja apurada pelos caminhos do conhecimento e da ética"

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O início de sua carreira em gerenciamento de projetos



Autor: Josh Nankivel
Os primeiros passos no gerenciamento de projetos podem ser difíceis. Ao iniciar-se, há muitas questões e desafios a enfrentar, e eles são diferentes com base em sua situação e experiência particular.
As pessoas que vivenciam esse momento vêm de diversas experiências:
Iniciantes - Você pode ser um recém-formado ou estar mudando de carreira. Se você não tem experiência alguma em gerenciamento de projetos, pode parecer quase impossível dar o primeiro passo.
Técnicos - Você tem atuado em equipes de projeto, tem estado na “frente de batalha”. Agora parece que a gestão desses projetos é o seu chamado, mas você tem que passar por uma mudança de paradigma e aprender novas habilidades para fazer a transição.
Gestores de Pessoas - Você tem feito a gestão de pessoas e é bom nisso. Agora você quer expandir seus horizontes e trocar a gestão do dia-a-dia das equipes funcionais pelo ambiente dinâmico da entrega de projetos exclusivos.
Você pode estar tentando entrar na carreira de gerenciamento de projetos, ou você pode ser um "Gerente de Projeto acidental", que levantou um dia e perguntou: "Onde eu fui me meter?" Um projeto caiu no seu colo de algum modo. Como você pode se tornar bom em sua gestão, já que é a grande oportunidade de sua vida?
Essa pergunta surge entre os que estão iniciando seus estudos e planejando sua carreira. As respostas mudam, com base nas circunstâncias individuais. A sua personalidade e a experiência adquirida determinam o caminho a percorrer.
Habilidades e Competências (Hard and soft skills)
As aptidões naturais variam de pessoa para pessoa, mas você pode adquirir o nível de competência requerido para quase todas as habilidades de gerenciamento de projetos através da educação e experiência.
As Competências técnicas (hard) referem-se ao conhecimento formal com as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos. Se você é analítico por natureza, tais técnicas são relativamente fáceis para você adquirir e dominar.
As habilidades pessoais (soft) incluem competências em comunicação e relacionamento com outras pessoas. Pessoas voltadas para o “lado humano das relações têm uma aptidão natural nessa área, mas também podem se envolver em muitas abordagens ineficazes quando desprovidos de conhecimento e experiência. Não confunda atributos pessoais com “soft skills”. Eu não posso influenciar os atributos e aptidões pessoais, mas posso ensinar habilidades sociais.
Construção do Conhecimento
Independentemente de qual grupo você pertença, você vai precisar expandir sua base de conhecimento.
Os essencialmente técnicos provavelmente aprendem as técnicas e ferramentas mais rapidamente, mas muitas das práticas em relação à gestão eficaz de pessoas e questões políticas podem ser algo novo. Gestores de Pessoas irão encontrar situações familiares em ambientes de projeto e, possivelmente, o uso de técnicas e ferramentas será um caminho novo a ser percorrido. Iniciantes em projeto podem estar familiarizados com algumas das teorias em gerenciamento de projetos, mas vão precisar de muito conhecimento sobre o mundo real, orientação, experiência e treinamento para atender a sua carreira como gerente de projeto.
Algumas grandes fontes de informação na educação em gerenciamento de projetos incluem:
  • Blogs / Podcasts - Use sites como http://blogsearch.google.com para encontrá-los
  • Livros - Concentre-se primeiro no básico, siga a vanguarda mais tarde
  • Aderir PM Organizações – Capítulos locais do PMI são um grande exemplo
  • Treinamento - Foco na obtenção de conhecimentos úteis, as certificações vêm depois!
Encontrando um Mentor e ganhando experiência
Um mentor é um benefício enorme para você, se você puder encontrar um. Você pode encontrar mentores, através de uma network local ou online, mas certifique-se de abordá-los da maneira correta e o que você deve oferecer em troca de sua sabedoria. Seu objetivo deve ser o de oferecer uma ajuda valiosa para os mentores em potencial, com a esperança (mas não expectativa) que ele irá retribuir compartilhando as lições aprendidas.
Não basta pedir para segui-los. Que valor você está oferecendo a eles? Pergunte se há tarefas que você pode fazer por eles, para liberar o seu tempo para outras atividades. Se você é um membro da equipe do projeto, pergunte se você pode ajudar a compilar o relatório de status ou conduzir alguns minutos das reuniões do projeto.
Doe seu tempo, isto é, além de suas responsabilidades atuais. Seja voluntário para outra organização ou na sua própria empresa, esta é uma ótima maneira de ganhar experiência. Dentro de sua própria organização, você deve deixá-lo perceber que está interessado em gerenciamento de projetos, não só através de palavras, mas por suas ações diárias.
O que você precisa para crescer
A organização que você trabalha agora tem um bom ambiente para a carreira que você deseja?
A sua empresa ganha dinheiro através da condução de projetos bem sucedidos ou que respeitem a “Gestão de Projetos” como uma disciplina formal na qual vale a pena investir? Se assim for, você provavelmente terá oportunidades para ocupar posições que fornecem especialização para gerenciamento de projeto, tais como:
  • Controlador de projeto
  • Coordenador de Projeto
  • Assistente de Projeto
  • Analista de Projetos
  • Planejador de Projeto
  • Gestor de Projecto Júnior
  • Gerente de Projeto Assistente
Outras organizações podem ter uma progressão de funções técnicas ou de gestão através da qual você pode passar e, finalmente, começar a gerir seus próprios projetos. Seja qual for sua situação, coloque-se no melhor ambiente possível, e planeje a sua carreira ao longo do tempo e assim, você terá um roteiro com metas a seguir.
Ah, e quando você chegar lá, seja o mentor de alguém!

FONTE:
http://www.pmisp.org.br/node/373
Sobre o Autor:
Josh Nankivel, BSc PM, PMP, é um renomado especialista em gerenciamento de projetos  e oferece treinamento e  mentoring em
http://learn.pmstudent.com/chaptermember



Nenhum comentário:

Postar um comentário